sábado, 16 de março de 2013

Música: Salada de Fruta


Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Com esta aula, os alunos em período de apropriação do código escrito devem sistematizar algumas palavras que ficarão em uma lista de frutas afixada na sala.   Estas palavras servirão de base para novas relações de escrita por isso, torná-las conhecida das crianças é muito importante.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
não precisa de conhecimentos prévios
Estratégias e recursos da aula
Música: Salada de frutas 
Zé Zuca 
CD: Jacaré espaço nave do céu
Painel com o nome das frutas para ficar exposto na sala 
Som com cd para tocar a música

Obs:
A música utilizada é uma sugestão. Caso o professor não disponha dela, poderá utilizar outra que conheça e que tenha em sua letra nomes de frutas, utilizando os mesmos procedimentos nas atividades que se seguem.
Atividade 1
Colocar a música Salada de frutas de Zé Zuca e deixar as crianças ouvirem.
Segue letra da música:
SALADA DE FRUTAS
SALADA DE FRUTAS É PRO CORAÇÃO
QUANDO TEM O QUÊ?
MAMÃO!!!
SALADA DE FRUTAS É MUITO BACANA
QUANDO TEM O QUÊ? 
BANANA!!!
SALADA DE FRUTAS QUEM COME SE ESBANJA 
QUANDO TEM O QUÊ ?
LARANJA!!!
SALADA DE FRUTAS GOSTOSA E MACIA
TEM QUE TER O QUE?
MELANCIA!!!
TEM MELÃO, TEM MORANGO,
TEM CAQUI, CARANBOLA
ENQUANTO UMA TURMA PREPARA A 
SALADA DE FRUTAS
ALGUÉM FAZ A CALDA
DE GROSELHA, DE CEREJA
SALADA DE FRUTAS MEU IRMÃO, MINHA IRMÃO
TEM QUE TER O QUÊ?
MAÇÃ!!!
SALADA DE FRUTAS QUEM COME SE BABA
QUANDO TEM O QUÊ?
GOIABA!!!
SALADA DE FRUTAS, VOCÊ QUASE ME BATE
QUANDO FALTA O QUÊ? 
ABACATE!!!
SALADA DE FRUTAS FAZ FZER XIXI
QUANDO TEM O QUÊ? 
ABACAXI!!!
Colocar no mural a letra da música e cantar novamente, acompanhando a letra exposta no cartaz.
Marcar o nome das frutas na música, junto com a turma, deixando que os alunos apontem, no mural, o nome correspondente à fruta.
Entregar para cada aluno uma folha com a letra da música e pedir que procurem no texto os nomes das frutas e circulem com canetinhas ( tipo pilot) coloridas.
Cantar mais uma vez, pedindo que os alunos acompanhem a música com o dedo.
Atividade 2
Pedir que os alunos registrem, no caderno, suas frutas preferidas que aparecem na letra da música. Esta ficará exposta no mural para que as crianças possam reconhecer os nomes e copiá-los, fazendo um desenho das  que escreveu.
Atividade 3
Construir junto com a turma uma lista de frutas, partindo das que estiverem na música e, completando com outras que os alunos conheçam.
O professor deve escrever os nomes das frutas junto com as crianças, explorando a escrita e pedindo que a turma colabore, dizendo as letras que compõem as palavras.
Após a escrita da lista, fazer uma leitura coletiva.

Avaliação
A avaliação acontecerá durante a aula, observando a participação de cada aluno, o interesse pela atividade, as estratégias que utilizam para escrever e ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário