quarta-feira, 20 de março de 2013

Escrever para aprender


Escrever para aprender - parte 1

Compartilhe

Início do quinto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001. Nesta parte será mostrada uma situação didática de alfabetização em sala de aula, na qual os alunos da 1ª série precisam escrever a letra de uma música que conhecem de memória.

Escrever para aprender - parte 2

Compartilhe

Continuação do quinto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001. Nesta parte serão mostradas outras três situações didáticas de alfabetização em sala de aula. Na primeira, os alunos da pré-escola precisam fazer uma lista de brincadeiras. Em seguida, uma turma de jovens e adultos elabora uma lista de itens que fazem parte da cesta básica. E, finalmente, uma turma de 4ª série produz um texto informativo sobre bichos que vivem em frutas.

Escrever para aprender - parte 3

Compartilhe

Continuação do quinto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001. Nesta parte, os alunos estão escrevendo uma lista de contos de assombração. Você vai poder observar o momento em que Diogo descobre que não é silabicamente que se escreve. Em seguida, a atividade de escrita é tematizada em uma reunião com as professoras do grupo de referência, mediada pela professora Telma Weisz.

Escrever para aprender - parte 4

Compartilhe

Conclusão do quinto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores (Profa), realizado pelo MEC em 2001. Nesta parte, a reunião de tematização da prática sobre as escritas de Diogo (iniciadas na parte 3) é finalizada.

 que está escrito e o que se pode ler - parte 1

Compartilhe

Sexto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001. Nesta parte você vai ver explicações que as crianças que ainda não estão alfabetizadas formulam a respeito de textos acompanhados de imagens.

O que está escrito e o que se pode ler - parte 2

Continuação do sexto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001. Nesta parte você vai ver entrevistas com crianças que já pensam que o que está escrito perto de uma figura deve ser o nome do nela está representado. Emilia Ferreiro chama essa ideia de "Hipótese do nome".

O que está escrito e o que se pode ler - parte 3

Compartilhe

Continuação do sexto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001. Nesta parte você vai ver como evoluem as ideias das crianças sobre o que deve estar escrito em um texto que foi lido em voz alta diante delas. Você vai perceber que as ideias de que todas as palavras lidas estão escritas, e de que a ordem da escrita é a mesma ordem de emissão falada não são evidentes para as crianças que ainda não estão alfabetizadas.

O que está escrito e o que se pode ler - parte 4

Compartilhe

Continuação do quarto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001. Nesta parte você vai ver entrevistas com crianças que começam a relacionar partes do escrito com partes do falado, ainda que as letras utilizadas por elas não tenham o valor sonoro convencional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário