quarta-feira, 20 de março de 2013

Construção da escrita


Construção da escrita: primeiros passos - parte 1

Compartilhe

Este é o quarto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001. Nesta primeira parte, você verá diversas entrevistas que vão lhe ajudar a compreender as ideias que as crianças constroem sobre a escrita antes de se tornarem capazes de estabelecer uma correspondência entre partes do falado e partes do escrtio. Isto é, antes da fonetização da escrita.

Construção da escrita: primeiros passos - parte 2

Compartilhe

Continuação do quarto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001. Neste trecho, você vai encontrar entrevistas com crianças que já começam a ter duas exigências com relação à escrita: a de quantidade (máxima e mínima) de grafias e a de variedade de letras utilizadas em cada palavra.

Construção da escrita: primeiros passos - parte 3

Compartilhe

Continuação do quarto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001. Nesta parte, Bruna e Beatriz, que ainda não fazem correspondência entre partes do falado e partes do escrito, mostram que a quantidade mínima e máxima de letras e a utilização de letras diferentes para palavras diferentes são os dois critérios que coordenam para produzir suas escritas.

Construção da escrita: primeiros passos - parte 4

Compartilhe

Continuação do quarto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), relaizado pelo MEC em 2001. Nesta parte você vai ver entrevistas com crianças que começam a relacionar partes do escrito com partes do falado, ainda que as letras utilizadas por elas não tenham o valor sonoro convencional.

Construção da escrita: primeiros passos - parte 5

Compartilhe

Última parte do quarto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001. Neste trecho você vai ver a entrevista com Guilherme que começa a relacionar partes do escrito com partes do falado, empregando para cada sílaba uma letra: a vogal da sílaba, respeitando seu valor sonoro convencional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário