sábado, 16 de março de 2013

Aula sobre Leitura


Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Desenvolver a leitura e a escrita;
Proporcionar a reflexão das relações entre a escrita e a pauta sonora;
Ampliar os conhecimentos sobre Música de roda;
Duração das atividades
6 aulas –360 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É necessário que o aluno já saiba a diferença entre a escrita alfabética e outras formas gráficas
Estratégias e recursos da aula
1 - Converse com a turma sobre o que são as cantigas populares. Busque descobrir as preferidas e proponha a construção de um livreto com os registros dessas musica escolhidas, ilustração e uma apresentação para os pais.
2 – Organize uma lista das cantigas que poderão constar  no livreto. Esta lista deverá ficar em sala de aula, na forma de cartaz e também no caderno, possibilitando outras atividades, a fim de torná-la estáveis para a turma. Sugiro caça-palavras, forca, bingo e cruzadinha.
3 – Forme duplas produtivas, com níveis de conhecimentos próximos e complementares e selecione uma música para cada dupla. Podemos sugerir as seguintes cantigas:
ATIREI O PAU NO GATO;
CIRANDA CIRANDINHA
FUI AO ITORORÓ
PIRULITO QUE BATE BATE
O CRAVO E A ROSA
TEREZINHA DE JESUS
PAI FRANCISCO
MARCHA SOLDADO
BOI DA CARA PRETA
ESCRAVOS DE JÓ
A BARATA DIZ QUE TÊM
PEIXE VIVO
CAPELINHA DE MELÃO
4 – A cada dia distribua uma das letras da música. Com auxilio de cartaz, leia, brinque, destaque palavras, organize o texto fatiado no caderno. Os cartazes devem permanecer expostos durante os dias consecutivos.
5 - Quando todas as cantigas forem contempladas em sala de aula, designar uma aula para a escrita das letras. Cada dupla deverá ser desafiada a escrever de memória a sua cantiga. O professor deverá ficar circulando pelas duplas para as intervenções que se fizerem necessárias 
6 – Deverá ser garantida uma aula para as ilustrações e organização do livreto.
7 - Organize uma coreografia para cada dupla e convide os pais para o lançamento do livreto e para assistir a apresentação.
Recursos Complementares
Cartazes e letras das músicas
Avaliação
A avaliação deverá ser feita do decorrer do processo , observando como e quais alunos estão avançado na compreensão do sistema de escrita, reconhecendo suas unidades fonológicas, como sílabas e rimas e percebendo as relações entre grafemas e fonemas

Nenhum comentário:

Postar um comentário