sábado, 16 de março de 2013

Aula sobre como trabalhar Rimas


Os alunos só poderão colocar nas colunas palavras que rimam com as que acharam primeiro.
Atividade 4: Nomes que rimam
            Outra possibilidade de intervenção para o trabalho com rimas é distribuir às crianças fichas com os nomes dos alunos da turma  e pedir para que tentem formar grupos de nomes que rimam entre si. Essa at

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Ao final dessas atividades, esperamos que os alunos:
·         Reconhecem as rimas das palavras
·         Leiam as palavras globalmente.
·         Avancem no processo de alfabetização
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos que, como é uma brincadeira, pode ser repetida várias vezes.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Já ter compreendido que as sílabas representam partes sonoras da fala – a partir do nível silábico.
Estratégias e recursos da aula
Recomendamos que antes de os alunos iniciarem o jogo, você explique para eles o que significa RIMA: palavras que terminam com som igual ou muito parecido. Nesse momento, peça para que deem algum exemplo de palavras que rimam para verificar se a turma compreendeu o significado desse conceito.
Sugerimos os seguintes passos para a realização dessa atividade:
  • Cole a folha em papel resistente e recorte as palavras.
  • Divida a sala em grupos, entregue o conjunto de palavras para cada grupo e peça que as espalhem sobre a mesa, viradas para baixo.
  • Explique à turma as regras do jogo:
1.      Joga um jogador de cada vez.
2.      O jogador, em sua vez, vira duas palavras e as lê. Caso elas rimem, deverá recolher as palavras e colocá-las em seu monte.
3.      Ao final do jogo, o aluno que tiver o monte com o maior número de cartas, ganha.
Material:
                                                   undefined
Atividade 2: Jogo do Barquinho:
            Esse jogo é para ser feito oralmente, em roda com as crianças. As crianças deverão falar palavras que rimam com a que você disser em seu comando inicial. Ex: Se você der o comando: "Lá vai o barquinho cheio de limão", elas poderão falar: "Lá vai um barquinho cheio de mamão". A cada palavra que os alunos disserem, você pode anotá-la no quadro e discutir sobre a parte delas que rimam.
            Nessa atividade, as crianças deverão priorizar o som das palavras e não o seu significado. Esse procedimento auxilia os alunos a perceberem que é necessário estabelecer relações entre as letras e os sons para a leitura das palavras.
Atividade 3: Procurando palavras que rimam em revistas
            Nessa atividade, as crianças deverão procurar em revistas ou jornais palavras que rimam. Peça para que achem três palavras aleatórias nesses materiais e que as coloquem em cada coluna da tabela. Ex:
LADRÃO
VERDE
CARRO
Os alunos só poderão colocar nas colunas palavras que rimam com as que acharam primeiro.
Atividade 4: Nomes que rimam
            Outra possibilidade de intervenção para o trabalho com rimas é distribuir às crianças fichas com os nomes dos alunos da turma  e pedir para que tentem formar grupos de nomes que rimam entre si. Essa atividade pode ser realizada individualmente, em duplas ou em pequenos grupos. 
Avaliação
Ao final das atividades, esperamos que os alunos avancem no processo de apropriação do sistema de escrita e no aprendizado da leitura fluente. Além disso, esperamos que se apropriem do conceito de rima. ividade pode ser realizada individualmente, em duplas ou em pequenos grupos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário