sábado, 16 de março de 2013

Aula com cantigas de roda


Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Ao final dessas atividades, objetivamos que os alunos:
• Conheçam, valorizem e apreciem as cantigas de roda de tradição oral. 
• Iniciem a percepção das convenções gráficas do sistema de escrita [perceber a orientação e o alinhamento da escrita e a função dos espaços em branco entre as palavras, reconhecendo a diferença entre a segmentação da fala e da escrita]
• Iniciem a compreensão das relações entre as letras, as sílabas, as rimas e suas correspondências na escrita. 
• Conheçam as funções sociais de dois gêneros textuais: o bilhete e a lista, aprendendo a produzir esses textos de forma a atender aos seus objetivos e aos seus destinatários.
• Participem das atividades, escutando com atenção e compreensão, respondendo às questões propostas pelo professor, expondo suas opiniões e respeitando as opiniões dos colegas.
Duração das atividades
de 1 a 2 meses
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Indicado para crianças no início do processo de alfabetização.
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1: Roda de conversa sobre as cantigas de roda e proposição do trabalho .
Objetivo: Participar das interações em sala de aula, expondo as opiniões e respeitando a dos colegas.
Em círculo, pergunte quais cantigas de roda as crianças conhecem. Recomendamos que sejam oferecidos alguns exemplos aos alunos [veja recursos complementares]:
CIRANDA CIRANDINHA
CIRANDA CIRANDINHA
VAMOS TODOS CIRANDAR
VAMOS DAR A MEIA VOLTA
VOLTA E MEIA VAMOS DAR
O ANEL QUE TU ME DESTES
ERA VIDRO E  SE QUEBROU
O AMOR QUE TU ME TINHAS
ERA POUCO E SE ACABOU
POR ISSO DONA ROSA
ENTRE DENTRO DESTA RODA
DIGA UM VERSO BEM BONITO
DIGA ADEUS E VÁ SE EMBORA
O CRAVO E A ROSA
O CRAVO BRIGOU COM A ROSA
DEBAIXO DE UMA SACADA
O CRAVO FICOU FERIDO
E A ROSA DESPEDAÇADA
O CRAVO FICOU DOENTE
A ROSA FOI VISITAR
O CRAVO TEVE UM DESMAIO
A ROSA POS-SE A CHORAR
CAPELINHA DE MELÃO
CAPELINHA DE MELÃO É DE SÃO JOÃO
É DE CRAVO É DE ROSA É DE MANJERICÃO
SÃO JOÃO ESTÁ DORMINDO
NÃO ME OUVE NÃO!
ACORDAI, ACORDAI, ACORDAI, JOÃO!
À medida que forem levantando as cantigas, seria interessante cantá-las com a turma. Converse com os alunos sobre onde e com quem aprenderam essas cantigas. Aproveite para falar que essas cantigas fazem parte de nossa cultural oral, transmitida através das gerações e que, para preservá-las, é necessário valorizá-las e transmiti-las aos nossos colegas e familiares. Durante a conversa, lance as questões: “Quais cantigas de roda nossos pais e avós cantavam quando eram crianças?” “Vocês gostariam de trabalhar, em nossas aulas, algumas cantigas que nossos familiares mais velhos cantavam quando crianças?” “Seria interessante prepararmos uma apresentação dessas cantigas para eles?” Ao final, faça a proposta de escreverem um bilhete aos familiares informando que desenvolverão um trabalho com as cantigas de roda e que, para isso, gostariam de saber quais cantigas cantavam na infância.
Atividade 2: Escrita coletiva do bilhete aos familiares Objetivos: Escrever texto adequado aos seus objetivos. Perceber a orientação da escrita no caderno e a função dos espaços em branco entre as palavras, reconhecendo a diferença entre a segmentação da fala e da escrita.
Antes de iniciar a escrita do bilhete, relembre com os alunos os objetivos do texto que irão escrever: informar aos familiares que desenvolverão um trabalho com as cantigas de roda que eles cantavam na infância e que, para isso, gostariam de saber se recordam de algumas cantigas e quais são elas. Nesse momento, é importante discutir com as crianças por que, normalmente, a escola se comunica com os familiares por meio de bilhetes. Para iniciar a escrita, levante oralmente com os alunos o modo como um bilhete deve ser escrito – deverá ser curto, ter a pessoa a quem será endereçado e, ao final, o nome de quem o escreveu. Registre-o no quadro e peça às crianças que o copiem no caderno ou agenda. Explique aos alunos que, ao copiarem, é necessário prestar atenção em duas características de nosso sistema de escrita: sua direção – da esquerda para a direita – e a segmentação das palavras – que é diferente de quando falamos.
Atividade 3:Leitura das respostas dos bilhetes e eleição das cantigas a serem trabalhadas
Objetivos : Perceber as funções sociais do bilhete e da lista. Escrever texto adequado aos seus objetivos. Explorar a relação entre a letra e seus sons, durante a escrita da lista.
Em roda, leia com os alunos as respostas que seu(s) familiar(es) deram ao bilhete. A medida que os nomes das cantigas forem lidos, pergunte se todos a conhecem. Questione os alunos: “Para que ess e bilhete nos serviu?” “Qual foi a importância de mandá-lo para os familiares?”
Eleja algumas cantigas para que sejam trabalhadas e proponha a escrita de uma lista com o nome de cada uma. Converse com os alunos sobre os objetivos da lista: marcar as cantigas que já tiverem sido trabalhadas, verificar qual deverá ser a próxima, etc. No momento da escrita da lista, é importante explorar as relações entre grafemas e fonemas, perguntando aos alunos a letra inicial e final das palavras e pedindo sugestões sobre a grafia das palavras. Após o término da lista, fixe-a na sala.
Obs: Você pode enriquecer ainda mais o seu trabalho sugerindo aos alunos que a cada cantiga que forem trabalhando, elaborem uma coreografia e a ensaie para apresentar aos familiares.
Atividade 4: Aprendendo a ler com por meio de uma cantiga
Objetivos:
 - Identifi car as letras do alfab eto. Reconhece r as sílabas, o início e término das palavras, etc. Perceber a relação entre os “sons” e suas “letras”. Perceber as convenções gráficas do sistema de escrita, como: a função dos espaços em branco entre as palavras, reconhecendo a diferença entre a segmentação da fala e da escrita e a direção da escrita.
As atividades que se seguem podem ser realizadas com todas as cantigas. Elas trabalham habilidades que devem ser enfocadas ao longo de todo o processo de alfabetização. Portanto, sugerimos que sejam feitas em dias variados ao longo de todo o desenvolvimento do trabalho. 
4.1 – Escrita do nome das músicas com letras móveis. 
Nessa atividade, é interessante que os alunos se sentem em duplas para que troquem idéias sobre a escrita das palavras. Distribua as letras do alfabeto e proponha que escrevam o nome da primeira música que selecionaram para trabalharem – para isso, eles podem consultar a lista com o nome das músicas fixada na sala. Discuta com os alunos sobre a função dos espaços em branco entre as palavras, de modo que iniciem a percepção das diferenças entre a segmentação da fala e da escrita. Explique também qual é a direção de nosso sistema de escrita. Depois, sugerimos que sejam feitas atividades orais, tais como: contar o número de letras das palavras, identificar letras iniciais e finais, dividir oralmente as palavras em sílabas, dizer outras palavras iniciem com o mesmo som.
4.2 – Identificação de palavras na cantigaDistribua para os alunos a letra da música impressa. Leve para sala também a música escrita em um cartaz grande e fixe-o na sala. Peça para que leiam junto com você a letra da música. Depois, proponha que identifiquem algumas palavras centrais. Exemplo: se a música for “O sapo não lava o pé”, pode-se pedir para que circulem a palavra SAPO e LAGOA. Circule também as palavras no cartaz. Faça um trabalho oral com essas palavras, pedindo aos alunos para separá-las em sílabas, identificarem suas letras, pensarem em outras palavras que iniciem ou terminem com o mesmo som.
Obs: É importante os alunos memorizarem grupos de palavras para que elas possam servir de consulta ao longo do processo de alfabetização.
4.3 Trabalho com as rimasPeça para que leiam junto com você a cantiga. Se a música tiver alguma rima, diga a palavra que rima e pergunte a eles que outra palavra da música termina igual a ela. Escreva as duas palavras rimadas no quadro/lousa, peça para que separem em sílabas e que apontem quais são iguais. Explique que, geralmente, cantigas e poemas são escritos com o emprego de rimas. Faça um trabalho oral com as rimas, pedindo para que inventem outras rimas a partir das palavras da música.
4.4 – Montagem da músicaDistribua aos alunos os versos da música fora de ordem e peça para que colem no caderno na ordem correta. Se necessário, podem ter como modelo a letra da música fixada em sala.
Obs: Outra sugestão é a distribuição das palavras da música para q ue coloquem em ordem.
4.5 – Análise das palavras das cantigas.Como os alunos estão em fase inicial do aprendizado da escrita, é importante a preparação de atividades que enfoquem palavras que apresentam uma relação biunívoca entre a letra e o som [um som para cada letra]. Com essas palavras, poderão ser feitas variadas atividades visando o aprendizado do princípio básico se nosso sistema alfabético: o de que cada “som” é representado por uma “letra”. 
• Peça às crianças que escrevam livremente, em uma folha separada, as palavras que identificaram na cantiga, durante atividade anterior (5.2). Você pode utilizar essa atividade para verificar em que nível de aprendizagem da escrita cada aluno se encontra e para orientá-lo (a) na preparação de outras intervenções. 
• Distribua para os alunos as sílabas móveis e peça para que montem as palavras da cantiga que e stão sendo trabalhadas. Após as palavras forma das, peça para que as separem em sílabas oralmente e conte quantas são. Incentive-os a pensar em palavras que iniciem ou terminem da mesma forma que a palavra em destaque. Você também pode pedir para que as crianças identifiquem uma sílaba da palavra falada por você.
• Peça aos alunos para que montem as palavras da cantiga com letras de jornais, revistas ou letras móveis do alfabeto.
• Leitura relâmpago: Depois de ter feito diversas atividades com as palavras, as escreva em um cartão e peça para que os alunos leiam o que está escrito.
• Depois de ter trabalhado palavras das músicas eleitas, entregue aos alunos as palavras escritas faltando alguma parte dela. Em uma atividade, pode-se deixar faltando a letra inicial, em outra, a letra final, por exemplo. É importante também atividades que venham com a sílaba final ou inicial faltando para que os alunos completem. 
• Bingo com as palavras destacadas.
• Ditado das palavras trabalhadas.
Atividade 6: Escrita do convite aos familiares para apresentação das cantigas
Objetivos:Escrever texto adequado aos seus objetivos. Perceber a orientação da escrita no caderno, os espaços em branco entre as palavras, reconhecendo a diferença entre a segmentação da fala e da escrita.

Proponha aos alunos que escrevam o convite para os familiares assistirem a apresentação das coreografias. Converse sobre os elementos necessários para a escrita de um convite: nome do evento, data, local, horário. O texto deverá ser escrito coletivamente: as crianças o elaboram oralmente, com a sua ajuda, e você o escreve no quadro. Após a escrita, faça uma leitura do texto para que as crianças avaliem se está bem escrito, se não se esqueceram da data, do horário e do local, etc. Você poderá digitar o texto e imprimir para que levem para casa ou então os alunos podem copiá-lo em folha avulsa para que o convite seja entregue aos familiares. É interessante que usem a criatividade para que o convite fique bem bonito!
5. Preparação final para o Dia da Apresentação
Objetivos: Planejar a fala para situações formais. Organizar a apresentação 
Nessa etapa, os alunos farão as preparações finais para a apresentação. Ajude-os a se organizarem: uma criança pode ser o(a) apresentador(a). Para isso, deverá planejar sua fala. Como será um evento, não poderá falar do jeito que conversa informalmente com o colega, por exemplo. É importante também fazer os combinados para que o dia da apresentação transcorra de forma satisfatória.

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