sábado, 16 de março de 2013

Alfabetizaçao


Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Assimilar a formação de idéias e palavras através dos jogos pedagógicos;
Compreender a formação estrutural das palavras associados aos jogos pedagógicos;
Interagir, de forma organizada com os colegas durante as atividades da aula.
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O aluno deverá já ter iniciado o seu processo de alfabetização, identificando as letras e formando palavras.
Estratégias e recursos da aula
Caro Professor, esta aula será desenvolvida na sala de aula dos alunos. Para isso, será necessário alguns materiais para serem apresentados durante as atividades. Lembre aos alunos que, serão desenvolvidas atividades em que  AS PALAVRAS serão utilizadas e, OS JOGOS nos auxiliarão nessa aprendizagem.
ATIVIDADE I - APRESENTAÇÃO DO JOGO :
1 - APRESENTAÇÃO DOS MATERIAIS:
Professor, busque materiais que serão utilizados na nossa aula, tais como:
Cartolinas - com letras distribuídas;
Fonte: Cartela de Bingo 
Tampinhas de refrigerantes - para marcar as letras e marcar o placar (serão úteis para os alunos realizarem algumas operações matemáticas - adição e/ou subtração, em especial).
Pacotes com todas as letras do alfabeto - essas letras deverão ficar num saco, onde serão retiradas aas letras.
DICA 1 - Com os materiais organizados explique para os alunos que será muito importante que eles cuidem desses materais para que sejam utilizados durante toda a aula; 
DICA 2 - Observe a escolha dos objetos que serão utilizados para marcarmos o bingo e o placar: tampinhas de garrafas Pet.Não só é uma utilização pela segurança dos alunos, já que sementes ou similares de pequeno tamanho são perigosos, como podemos inserir nesse contexto um debate sobre o aproveitamento de materais recicláveis, como as tampinhas de garrafas Pet.
2 - APRESENTAÇÃO DO JOGO "BINGO DAS LETRAS":
Professor, divida os alunos em 5 grupos, com aproximadamente 5/6 alunos por cada mesa e distribua os materiais que serão utilizados pelos alunos.Lembre-os que TODOS são importantes no jogo e, busque indicar responsabilidades para cada aluno, tais como: marcadores das letras, marcadores de pontos.
Procure debater com os alunos as regras do jogo e dê oportunidades para que aqueles que quiserem falar, explicar alguma situação do jogo possam ser ouvidos por todos.
Apresente a CARTELA (cartolina com as letras) aos grupos e aponte para os alunos que existem uma quantidade de letras, e possibilite que os alunos analisem o material, se há letras duplicadas, triplicadas, etc.
No momento que distribuir as tampinhas de garrafas pet seja claro na questão da sua utilização e, contextualize a possibilidade de utilizar materiais diferentes e de fácil aquisição para serem utilizados em jogos, como estamos fazendo na nossa aula. Deixe sobre as mesas uma boa quantidade de tampinhas, mas peça que os alunos respeitem aqueles qeu serão denominados "marcadores das cartelas ". Nesta atividade teremos também o "marcador de pontos" que ficara responsável pela contagem de cada ponto certo, de cada letra que o grupo acertar na cartela.
ATIVIDADE II - SIMULAÇÃO DO JOGO
Nesta fase, simule uma situação do jogo e, aproveite para realizar algumas correções na atividade. Lembre-se que é muito importante modificar as funções durante o jogo, ou seja, possibilitar que todos os alunos vivenciem as diversas funções no jogo.
Nesta simulação, o profesor deverá "cantar" a letra do alfabeto procurando utilizar da criatividade e fazer, por exemplo, algumas analogias, por exemplo:
A - "Pessoal, a 1ª letra do nome da nossa cidade (por exemplo, Itú)letraaaaaaaaaaaaaaaaaa "I".
Neste momento, os alunos deverão buscar a letra na cartela do bingo e, verificar se há mais de uma letra, colocando a tampinha da garrfa de Pet em cima da(s) letra(s).Em caso da marcação estar correta cada letra certa valerá 1 ponto para o grupo.
B- " Moçada, essa letra é a 1ª letra do alfabetooooooooooooooooooo...letra "A".
DICA 3 - Professor, esse é o momento de utlizar a sua criatividade e buscar estimular os alunos a participarem do jogo com brincadeiras e alusões a bairros, frutas,etc.
ATIVIDADE III - "JOGANDO O BINGO DAS LETRAS"
Professor, nesta parte do jogo estaremos mais avançados e você terá que preparar outras cartolinas em que o bingo forme palavras.
Portanto, os alunos devem perceber e identificar as letras que formarão as palavras.Peça que, ao formar uma palavra o grupo deverá falar em conjunto essa palavra, para que todos identifiquem que formara um "bingo".
Dica 4 - Professor, nessa função de "cantar" a letra do jogo dê oportunidades para que alguns alunos possam participar.
Recursos Complementares
Avaliação
A avaliação desta aula será através da construção de cartelas de bingo,onde cada aluno deverá trazer, na próxima aula, duas folhas A4, onde uma poderá ser com as letras em posições variadas e, outra deverá ser através da formação de palavras.
·         Compreender e valorizar a cultura escrita;
·         Planejar a fala em situações formais.
Duração das atividades
2 aulas de aproximadamente 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Esta aula é indicada para crianças que estejam no início do processo de alfabetização.
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1 – Escolha da história e conhecimento sobre o uso da biblioteca.  
 Apresente a biblioteca da escola às crianças e explique sua importância.
Converse com a turma para descobrir se já visitaram alguma biblioteca e se possuem livros em casa.
Observe como as crianças se expressam e como respondem a estas questões.
Escolha com as crianças dois ou três clássicos da literatura para serem lidos em sala de aula.   
Dicas de livros:
Os 33 melhores livros infantis de 1974 a 2006 http://livroseafins.com/os-33-melhores-livros-infantis-de-1974-a-2006/    
 Atividade 2 – ouvir e interpretar  
 Escolha um dos livros.
Peça às crianças que façam observações sobre a capa e pergunte se já ouviram ou conhecem esta história.
Leia para a turma a história. Mostre a capa, o título,  as imagens e pergunte a opinião das crianças sobre a história.
Seguem duas sugestões de textos retirados da internet.     

Chapeuzinho Vermelho

 

João e Maria

  •  Após a leitura peça às crianças que expressem suas impressões  sobre o texto.
  • Em duplas elas podem acessar o site: http://www.abrali.com/013espaco_jovem/013contos_infantis.html ,  nele as crianças podem ouvir as histórias que quiserem. 
  •  A dupla deverá escolher uma história, anotar o título dela, e apresentar o tema central da história oralmente para todos os colegas.
Que possui ilustrações da história de "Chapeuzinho Vermelho" para colorir.
Atividade 3 – Registro ·       
  Peça a cada criança que faça o registro da história em uma folha de papel.
Escreva o título da história para que toda a turma copie no cabeçalho da atividade. ·         
Observe se as crianças conseguem copiar  e como o escrevem o título na folha. Oriente uma a uma sobre a organização e a seqüência das letras, alinhamento da escrita (da esquerda para a direita) etc. ·         
Deixe que façam desenhos, usem letras ou palavras que souberem para registrar a história. ·        
 Para finalizar peça à cada criança que faça a apresentação do seu registro do livro para toda a turma.
Com as outras obras escolhidas você pode repetir as Atividades 2 e 3 para leitura, interpretação e registro da atividade.  É sempre importante que as crianças conheçam os clássicos da literatura! 

 Boa aula!

Recursos Complementares
Caso sua escola possua laboratório de informática com acesso a internet você pode mostrar às crianças alguns filmes com versões dos clássicos como:
Chapeuzinho Vermelho 2 : http://www.youtube.com/watch?v=6pEZd0Z6VYI    
Os três porquinhos; http://www.youtube.com/watch?v=PvpbzkWzBzM   
Avaliação
Durante a realização das atividades observe se:
1) A criança é capaz de identificar  e expressar oralmente o assunto e/ou a idéia central do texto?
2) A criança é capaz de associar elementos diversos, presentes no texto ou que se relacionem à sua vivência, para compreender informações não explicitadas no texto?
 3) A criança conseguiu organizar as idéias e explicar com clareza o texto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário